Dia Internacional da síndrome de Down

21 de Março comemoramos o dia Internacional da síndrome de Down e esta data não foi escolhida a toa não! Ela representa a Trissomia 21 (três cópias ao invés de duas no cromossomo 21) e esta é a única diferença que o Lele tem de mim e talvez de você, sendo assim ele possui 47 cromossomos e não 46 como a maioria das pessoas. A síndrome de Down não é uma doença, é uma alteração genética que pode acontecer com qualquer pessoa e aconteceu com a nossa família!

Chamamos atenção para esta data, pois ainda precisamos de muito respeito, espaço e oportunidades, para todos que vivem esta condição, pois a falta de conhecimento ainda gera muito preconceito. 

A chegada do nosso pequeno Lele nos fez enxergar o quanto ainda precisamos batalhar, mostrar as pessoas que ele pode tudo, se soubermos respeitar o tempo dele e ainda temos muito trabalho para uma verdadeira inclusão na sociedade. Precisamos de escolas verdadeiramente inclusivas, profissionais com mais conhecimento, médicos especialistas, oportunidades no mercado de trabalho, precisamos de mais pessoas que acreditem no potencial de nossos filhos.

Foto: Aline Merlin

Precisamos ensinar todas as crianças, explicar o quanto é importante conviver com as diferenças, o quanto podemos aprender com um amigo com deficiência, só assim teremos um futuro com mais gentileza e com menos preconceito.

Gritamos tanto por direitos pois ainda tentam nos tirar a liberdade de viver como qualquer pessoa.

Nossa força pode ser maior se você se unir a nós, nos ajudar conscientizar que apesar de um cromossomo extra, somos todos iguais.

Fotos: Alini Merlin

See Ya

In

Publicar Comentário