Parem de nos culpar!

Oi pessoal,

Meu post hoje é um desabafo, em nome de todas as mulheres, em nome das minhas amigas, em nome de todos aqueles que estiveram comigo desde o início e viram tudo que passei.  Para quem ainda não sabe, eu tenho 33 anos e quando  Lele nasceu estava com 32 e  meu marido estava com 31,  quem nos acompanha sabe que Lele nasceu com Síndrome de Down e a culpa não é minha! Aproveitando vou responder em nome de todas nós mulheres as perguntas horríveis  que algumas pessoas cruéis e desinformadas vivem nos fazendo:

“O meu óvulo não é velho” …esquece isso!

“Eu não sou velha”… muitas mulheres jovens entre 18 e 22 anos também tem filhos com SD, sabia?!

“Meu óvulo não estava com defeito”  …tenho vários defeitos, mas com os meus óvulos está tudo ok! Obrigada pelo preocupação!

“Eu não estava doente” …estava ótima e tive uma gestação super saudável! Até mesmo porque SD não é doença tá!

“Nem eu, muito menos o meu marido fomos castigados” …filhos não são castigos nunca, cada uma…

“Não, eu também não estou recebendo nenhuma lição de vida” …&%$#…&ˆ%#

“A culpa NÃO é da mulher” …Não quero mais ouvir isso tá! Deu por hoje e chega de história!

Muita gente realmente não sabe, mas vou tentar explicar brevemente o que acontece.

Não existe nada que eu e meu marido poderíamos ter feito para evitar a SD,  não existe culpado, não é uma doença, é uma condição  genética do nosso filho. O que acontece  e que por acaso ainda não foi cientificamente explicado, ou o óvulo feminino ou o espermatozoide masculino apresentam 24 cromossomos no lugar de 23, ou seja, um cromossomo a mais, ao se unirem aos 23 da outra célula embrionária, somam 47. Esse cromossomo extra aparece no par número 21 chamada Trissomia 21 ( por isso escolhi o nome 21 Motivos para sorrir).

image
Trissomia 21

Resumindo, esse erro genético ocorre exatamente na divisão da célula, ahh mais estão quem carregou esse cromossomo é o culpado?  NÃO… “eu disse deu por hoje!!!”

Esse tipo de pergunta ou até mesmo afirmações, são completamente desnecessárias, não vão acrescentar em nada, não vai mudar nada,  apenas vai deixar alguém muito triste. Se você não puder dar uma palavra de carinho, conforto, fique quieto, nós sabemos entender o seu silêncio, ninguém é obrigado dizer nada.

A única coisa que peço é que parem de nos culpar, nós mulheres não merecemos carregar isso. 

…fica a dica!

see ya 🙂

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicar Comentário